Preocupação com meta fiscal: Campos Neto destaca importância de uma gestão responsável das contas pú

广告位火热招租中

O presidente do Banco Central e a preocupação com a política fiscal

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, expressou preocupação com a política fiscal e afirmou que a recente mudança da meta fiscal criou incerteza no mercado. Ele enfatizou a importância de demonstrar aos investidores a sustentabilidade da dívida no longo prazo.

Campos Neto proferiu uma palestra em um evento organizado pela Constellation Asset Management, em São Paulo. Ele destacou que o país está em processo de convergência da inflação, mas ressaltou que as expectativas de inflação estão começando a se desancorar.

De acordo com o presidente do BC, na última ata do Comitê de Política Monetária (Copom), a comunicação mudou das expectativas parcialmente ancoradas para expectativas desancoradas, o que influenciou a decisão de alterar o ritmo de cortes na política monetária.

Relatório Focus e perspectivas econômicas

O relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (10) indicou um aumento na mediana das expectativas de inflação para 2024 e 2025. A mediana atingiu 3,90% para este ano e 3,78% para o próximo ano. A projeção para a taxa Selic em 2025 subiu para 9,25% ao ano. Atualmente, a Selic é de 10,50% ao ano.

Campos Neto ressaltou que o Brasil teve boas notícias nos últimos anos em relação à atividade econômica e considera que o crescimento estrutural está ligeiramente superior, graças às reformas realizadas. O Banco Central tem adotado cautela em relação aos juros, devido ao processo desinflacionário que está ocorrendo de forma lenta.

Na ata da última reunião do Copom, o BC afirmou que a maioria do colegiado considerou apropriada a redução de 0,25 ponto percentual da Selic frente ao cenário esperado, que não se confirmou. Essa foi a primeira redução de menor magnitude desde o início das quedas, em agosto do ano passado, que eram de 0,5 ponto percentual.

As notícias mais lidas do Valor Investe

  1. Gastar Bem: Aposta de Ponta Grossa (PR) fatura sozinha os R$ 114,1 milhões da Mega-Sena; veja números sorteados
  2. Empresas: O varejo vai bem no Brasil, mas o setor vai mal na bolsa. Isso pode mudar e quando?
  3. Empresas: Qual é a companhia brasileira a trocar a Nasdaq pela B3 pela primeira vez?
  4. Empresas: Eletrobras (ELET3); Petrobras (PETR4); Apple; Nvidia: veja os destaques das empresas
  5. Empreenda: Estágio ou contratação efetiva: confira vagas abertas em todo o Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil


Por /Gabriel Shinohara


广告位火热招租中