Como a Opep prevê mais consumo de petróleo? Descubra como isso pode impactar a inflação.

广告位火热招租中

Expectativas da Opep para o Mercado de Petróleo

A Opep manteve a sua perspectiva otimista para o crescimento da demanda de petróleo depois de estabelecer um plano para eliminar gradualmente seus cortes de produção, levantando preocupações sobre se o mercado será capaz de absorver os barris extras.

Previsão de Crescimento da Demanda

O cartel afirmou no relatório mensal que prevê que a procura de petróleo cresça 2,2 milhões de barris por dia em 2024 e 1,8 milhões de barris por dia em 2025, inalterado em relação às suas estimativas anteriores.

Impacto nos Preços e na Inflação

A commodity vem registrando queda nos preços nos últimos pregões. Caso a produção mostre uma queda, isso pode fazer com que essa tendência se reverta, já que a oferta do produto diminui. Do contrário, é possível esperar novas quedas. Vale destacar que o preço do petróleo tende a impactar também a inflação, afinal, com a commodity mais cara, outros itens também encarecem, como os combustíveis e energia.

Previsão de Demanda no Segundo Semestre

Segundo a Opep, no segundo semestre deste ano, o crescimento da demanda de petróleo deverá situar-se numa média de 2,3 milhões de barris por dia. Espera-se que o querosene de aviação e a gasolina sejam os principais impulsionadores da demanda durante a temporada de viagens de verão nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, da sigla em inglês), disse a Opep.


Por /Carla Matsue e Nathalia Larghi


广告位火热招租中